quinta-feira, agosto 22, 2013

2 semanas mais tarde....

.... lá se foram 4.1Kg!

Mágica?

Não! Eu chamaria de determinação.

Não foi dizer que foi fácil mas também não foi tão difícil assim.

Nunca fiz uma dieta em que eu comesse tanto, sempre passei muita fome e por isso acabava desistindo. Agora eu tenho que empurrar comida pra dentro a cada 3 horas, nunca sinto fome, bem nunca também é demais, quando volto do crossfit estou bem faminta. Bebo muita água e no começo era difícil mas hoje o corpo pede, então 3l de água vão fácil fácil.

Como eu disse ali em cima, não é mágica, é determinação e eu adicionaria ciência na fórmula...

Determinação, porque não é nada fácil ver as pessoas comendo tudo aquilo que você ama e se manter leal ao seu gol. Determinação, porque não é todo dia que a gente tem vontade de cozinhar, de planejar menu,  de deixar tudo preparado, mas em Paleo você tem que fazer tudo isso, planejamento é a principal arma caso contrário tudo desanda, não pode faltar nada na sua geladeira, se não desanda. Chato mas vira hábito.

E eu adiciono ciência, não porque Paleo é baseado nos nossos antepassados, os homens das cavernas, mas eu andei prestando bastante atenção nesses últimos dias quando eu percebi que eu sinto menos e menos fome conforme os dias vão passado, e nisso eu cheguei a uma conclusão, que sim parece estúpida e lógica, mas que na verdade eu não havia parado para reparar.

Essas dietas ai no mercado, que prometem milagres e NUNCA dão certo nos fazendo sentir incapazes, na verdade só servem pra quem tem anorexia, pois nós ser humanos comuns nunca vamos conseguir viver de alface, água e luz. Parem pra pensar e analisar essas dietas:

- Um monte de folhas: Sim são ótimas e eu como elas também, mas hortaliças são digeridas muito rápido fazendo com que você sinta fome 1 hora depois de comer.

- Um monte de fruta: A mesma situação, rápida digestão. Também como um monte na parte da manhã, pois acelera o metabolismo quando eu mais necessito (ao acordar) e me da o açúcar que eu preciso na hora que eu preciso. Comer fruta a noite vai te hiperestimular, sem contar outros detalhes que andei lendo (merece um post)

- Te fazem pensar que você não come carboidrato e açúcar: Te enchem te pão INTEGRAL! Sim os grãos são integrais, mas você já parou para ler a quantidade de açúcar numa fatia de pão? Carboidrato e açúcar andam de mãos dadas, seu corpo vai sempre absorver primeiro o que é de fácil de digestão = Açúcar! E necessita de estoque de gordura = Açúcar... Então do que adianta você colocar Splenda no seu cafézinho se o mesmo vem acompanhado de uma torradinha? Não me entendam mal, AMO pão e não tenho planos nenhum de viver o resto da minha vida sem ele (mas no momento estou), mas tudo com uma certa moderação, e o meu é feito em casa, gluten-free, e eu sei o que tem ali dentro.

- Laticíneos: A pior coisa que inventaram foi o "desnatado". Leite desnatado, iogurte desnatado tudo isso não serve de nada, a não ser que você tenha algum problema de saúde, sendo uma pessoa saudável go full fat. Pra fazer os produtos desnatados é necessário tirar a gordura do leite, e é essa gordura que vai te saciar, repito SACIAR não engordar, e quando você tira essa gordura o que acontece? Um pote de iogurte desnatado e 30 min depois você tem fome. Eu nunca gostei de leite integral, mas aprendi a apreciar o sabor e hoje só compro 2%, iogurte a mesma coisa, só compro greek e 2%, e percebi que me enchia por mais tempo. No momento não estou consumindo nenhum laticíneo, mas assim como o pão eu amo meu leite, e voltarei sim a consumir.  

- Proteinas: Isso é o que te enche, que te satisfaz! A digestão de proteína é longa e lenta, uma carne pode levar em média 4 - 6 horas para ser digerida. Ai o teu nutricionista te manda comer 6 oz ou 170 g de proteina por dia, mais ou menos um peito de frango inteiro dividido entre o almoço e o jantar. E esqueça aquele presunto ou peito de peru no pão da manhã ou/e da tarde, e esqueça aquele ovo cozido, também esqueça o leite do seu café ou aquele seu iogurte desnatado, porque ai você vai ter consumido muito mais do que 6oz ou 170g de proteína por dia. Meu nutricionista me mandou comer 170g de proteína POR REFEIÇÃO, é proteína pra caramba e eu já nem consigo comer isso tudo, e é exatamente por isso que não sinto fome 30 min após almoçar, meu corpo está em constante trabalho, quando ele pensa que acabou de digerir algo, lá vem mais, e com isso eu queimo mais, com isso minha reserva de gordura reduziu, por isso, apesar de ainda não está no peso que eu quero, eu me sinto mais lean.

- Gordura: E é ai que a gente toca aquele ponto que todas as dietas dizem "Não consuma!". Tudo no mercado é lean, no fat, etc. Vocês já pararam pra ler as informações nutricionais dos alimentos? Vocês tem noção da quantidade de porcaria que eles colocam pra substituir as gorduras naturais encontradas nos alimentos? Passem a observar a quantidade de sódio. Coisa absurda, mas eles tem que colocar, caso o contrario o que vai dar gosto quando eles tiram a gordura? Te entopem de sal, você começa a reter líquido e percebe que as coisas não estão indo muito bem. Seu corpo precisa de gordura pra funcionar, pois se ele não está queimando gordura ele está queimando seus músculos, mas é claro que você está emagrecendo, só que você também está dando adeus a massa magra. Não estou falando pra você comer aquela gordurinha da picanha, e sim para parar de comer produtos 0% gordura, e você vai começar a ver a diferença.

Eu não sou nenhuma expert em nutrição, estudei na faculdade, leio sobre e desde que comecei Paleo tenho lido mais e mais. O que funciona pra mim não necessariamente irá funcionar pra você e é ai que entram os ajustes. Também não sou a favor de passar o resto da vida sem comer aquilo que a gente gosta, eu amo pão, leite e doces, e irei coloca-los de volta no meu menu, mas antes eu tenho que aprender a viver sem eles, tenho que conhecer meu corpo e ensinar a ele limites. Eu fiz muitas dietas e posso dizer que 90% delas não deram em nada, cheguei a me sentir uma incapaz e incompetente, porque, pow, eu estudei Educação Física, me matei em aulas de fisiologia, nutrição, treinamento, e não conseguia compreender o que estava fazendo de errado, realmente achava que era incapaz de me controlar com comida, e olha que nem sou de comer muito, e hoje eu descobri que o problema não sou eu e sim essas dietas loucas que existem por ai, e sim a falta de informação. 

Minha culpa? Não ler mais, não procurar saber mais, ouvir o que um nutricionista diz e simplesmente seguir, ao invés de buscar a informação. Muitos dos profissionais querem resultados rápidos pra você assim você vende o peixe deles, mas esquecem de te dizer que o depois é o mais difícil, manter o peso, comer sem culpa, isso ninguém te ensina. Eu só fui aprender a ler informações nutricionais quando descobri que tinha doença de  Hashimoto, quando parei de consumir glúten (essa é difícil, pois tem glúten até na sua pasta de dente!), e hoje se tornou hábito quase vício, mas é ai que você começa a ver aquilo que ninguém te diz.... Tentem !

Hoje eu subo na balança feliz. Atingi meu gol para as primeiras 2 semanas? 

Em números, não, por 100g. Mas em determinação sim! Estou pronta para as próximas duas semanas, e o gol é ainda mais difícil, mas darei o meu melhor.

Em 10 dias eu tenho o meu cheating day, onde eu vou poder comer o que eu quiser, seu culpa, sem controle de quantidade, sem pensar em calorias. É necessário pra minha saúde mental. É necessário para eu ver o quanto vou ficar mal (fisicamente) após consumir açúcar e carboidratos. É necessário para chocar o corpo. É parte da Paleo, todo mundo tem que fazer. É aquele dia e pronto, no dia seguinte a vida volta ao normal, e então são mais 4 semanas até o próximo cheating. E assim vai.

No mês de setembro estaremos fazendo parte do challenge na academia. Teremos nossos pesos e dobras cutâneas medidos no dia 31 de agosto (Mesmo dia do meu cheating), e 4 semanas mais tarde medimos outra vez pra ver o resultado. Seremos guiados nas nossas atividades físicas e dieta. Vamos ver no que vai dar... 

1 dia de cada vez! 


Um comentário:

Gordinha?Nunca mais - Ex-gordinha disse...

Oi luciana !!! Otimo post , tudo verdade eu tambem nao sinto fome comendo de 3 em 3 horas.... sabe da ultima vez que fui a endocrinologista foi dia 31/07, fui diagnosticada em maio do ano passado com hipertireoidismo, mudei medicacao, mes a mes na medica e tal... e só agora a 1 mes atras minha tireoide, reverteu para o HIPOTIREOIDISMO e desde entao que me tranquei toda.... ela diminuiu minha medicacao...vamos ver o que da !!! Porque eu to comendo de tudo...e nada de ir no banheiro um infernooooooooooooo ! Beijosss e bom fim de semana pra voce !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails