quinta-feira, agosto 08, 2013

Living Paleo


Foto retirada daqui
Com o final do Ramadan resolvemos mudar a forma como alimentamos e adotar o estilo de vida Paleo.

Mas deixa eu explicar do começo. 

Eu tenho doença de Hashimoto, que nada mais é do que um uma doença auto imune que ataca a minha tireóide. Alguns dizem que ela é genética, passada de mãe para filha, meu naturopata/endocrino diz que não, mas enfim. Hashimoto é difícil de diagnosticar pois os hormônios da tireóide (TSH, T3, T4) podem alterar em valores da noite pro dia, fazendo com que um dia eu esteja hipo e no outro hiper. e com isso vocês podem ter uma idéia de como o corpo fica doido. Solução? Atacar a tireóide e resolver o problema, dessa forma o sistema imunológico se torna extremamente agressivo. Mas não se assustem, nada é tão ruim quanto parece. A parte mais chata realmente são os sintomas que podem variar entre hipo e hiper, mas mais comumente eu tenho sintomas de hipo. Uma vez descoberta o tratamento feito é para hipotiroidismo, medicamento que tomo todos os dias, uma vez ao dia pro resto da minha vida. Alem de exames regulares para se ter certeza que os hormônios estão normais, meu médico também costuma fazer anti corpos de tireóide e níveis de glúten.

Quando se tem problemas com a tireóide temos que mudar algumas coisas nos hábitos alimentares, como consumo de sódio, frutos do mar e o mais recente pra mim, o consumo de glúten tem que ser cortado 100%. Alguns estudos mostram que a maior parte da população com doença de Hashimoto tem no mínimo sensibilidade ao glúten, enquanto outros tem realmente alergia (Por isso os testes de níveis de glúten serem comuns). É lógico que não vou dizer que 100% dos pacientes com a doença tenham problemas com glúten, primeiro porque eu não sou médica ou cientista para provar isso, segundo porque nada em medicina é 100% certo e terceiro porque nem os estudos comprovam isso, mas o meu médico insiste que eu corte o glúten, e eu o fiz. Ainda não estou 100% glúten-free (É difícil pacas), mas que faz diferença, faz.

Então que pelo menos reduzir o glúten foi o primeiro passo para uma vida melhor. E eu garanto pra vocês que a parte mais difícil é comer fora de casa, pois existe no mercado TUDO sem glúten, e minhas receitas mudaram muito.

Mas o que tudo isso tem há ver com Paleo?

Eu só descobri o Paleo há pouco tempo, quando comecei a praticar crossfit e me viciei na prática, é bom demais terminar seu workout com a certeza de um trabalho bem feito, é maravilhoso conseguir fazer exercícios que você nunca pensou que conseguiria fazer, como um dia se faz uma agachamento todo torto a 90º e no outro se está num completo, por exemplo. E o melhor de tudo, ainda que você seja o último a terminar o WOD, você nunca está sozinho, o resto do grupo fica ali até a última pessoa terminar, não tem como desistir até o cronometro parar. Querem saber sobre crossfit? Assistam esse vídeo, esse aqui e aqui

E foi com esse video aqui que eu ouvi sobre Paleo pela primeira vez. Eu não vou explicar em mínimos detalhes o que é Paleo diet, basta ler aqui, mas é basicamente comer como os homens das cavernas, muita proteína, frutas e verduras, legumas e cereais limitados ou até mesmo excluídos da dieta, e nada NADA de açúcar, sódio e carboidratos.

Coisa de 2 semanas atrás fomos ver um nutricionista especializado em Paleo, crossfiter que aliás é quem prapara o WOD da academia. Ele tira as nossas dobras cutâneas e diz onde devemos melhorar para evitar certos problemas hormonais. Eu tenho quase 12 anos de formada em Educação Física e pela primeira ver tive a a minha bochecha medida com o adipometro, e dói pra caramba. Enfim, ele me deu uma lista de alimentos que posso comer a vontade, se não estiver na lista não posso comer, tenho que comer a cada 2 horas e meia, beber pelo menos 2 litros e meio de água, ou 250ml a cada hora do dia, me passou nada mais do que 25g de fish oil por dia (coisa pacas), nada de açúcar, no máximo Stevia e o que mais me surpreendeu foi o café, ao invés de me mandar cortar, ele mandou aumentar a quantidade por dia, segundo ele o ideal é de 4-5 xícaras ao dias, mas sem leite e sem açúcar, de preferencia biológico, colombiano ou expresso, também não devo tomar com as refeições e sim 30 minutos antes ou 1h depois da refeição. Por que? Ele explicou que o café é estimulante (o que todos nós sabemos) e com isso ele acelera o metabolismo, porém quando tomado junto com a comida ele faz o trabalho contrario, e desacelera o metabolismo. Acelerar bom. Desacelerar ruim. Isso eu comecei a fazer tem um tempinho e realmente vi a diferença. Não custa nada tentar.

Eu quero emagrecer coisa de 40lb, e até onde eu pesquisei, Paleo quando feita de forma correta, ou seja, sem sair da dieta, e com exercício, pode-se emagrecer até 10lb nas primeiras duas semanas. É uma dieta de proteína e com certeza não é pra todo mundo. Acredito que a parte mais difícil vai ser cortar o açúcar (posso usar Stevia) e o leite (posso usar Almond milk ou Leite de coco), digo difícil mas sei que não é impossível, é uma questão de mudança de hábitos, mudança de estilo de vida.... 

Paleo here we go!





Um comentário:

Inaie disse...

eu estava lendo sobre essa dieta recentemente! naoq uero viver como os homens da cavernas nao...kkkk

Em bahrain tem um programa todo assim. exercicios como homem das cavernas,e stilo de vida de homem das cavernas, culinária de homem das cavernas...

Nao quis saber nao!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails