sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Mitologia Egipcia II

Bem, apesar de demorada aqui vai o segundo capitulo da Mitologia Egipcia.... Desculpem a falta de algumas fotos, alias nem conto para voces as coisas que achei nessa internet quando tentava encontrar fotos de deues egipcios... Divirtam-se...

Bastet
Na Mitologia Egipcia Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para gato) eh uma divindade solar e deusa da fertilidade, alem de protetora das mulheres grevidas. Tambem tinha o poder sobre os eclipses solares.

Por vezes eh considerada um outro aspecto de Sekhmet (ampliar a descricao).

Era a esposa de Ptah, com quem foi mae de Nefertum e Mihos. Era tambem a deusa dos gatos, que por vezes eram mumificados em sua honra.

A esta deusa e tradicionalmente consagrado o dia 15 de abril.

Bes


O Deus Bes, no templo de Dendera .


Bes era uma antiga divindade egipica representada por um anao robusto e monstruoso. Era o bobo dos deuses, senhor do prazer e da alegria.
Tinha como aparencia um anao gordo e barbudo, feio ao ponto de se tornar comico. Ele eh muitas vezes representado com a lingua de fora e segurando um chocalho. Quando esculpido ou pintado na parede, ele nunca aparece de perfil, mas sempre de frente, o que eh unico na arte egipcia. Tambem existem representacoes de Bes com caracteristicas felinas ou leoninas.


Bes eh um deus pouco vulgar. Ele nao parece ser egipcio, mas de onde ele vem eh desconhecido. Ele parece-se com deuses encontrados na Africa central e do sul. Bes era inicialmente o protector do parto.

Durante o nascimento, Bes dancava a volta do quarto, abanando o seu chocalho e gritando para assustar demonios que de outro modo poderiam amaldiçoar a crianca. Depois da crianca nascer, Bes ficava ao lado do berco entretendo o bebe. Quando a crianca ria ou sorria sem motivo aparente, acreditava-se que Bes estava algures no quarto a fazer caretas.

Bubaste


Bubaste ou Bubastis era uma cidade do Antigo Egito, situada no delta do rio Nilo, perto da moderna Zagazig. As ruinas são conhecidas como Tell Basta.

Bubaste eh famosa por ter sido o local principal do culto a deusa gato Bastet, onde havia um festival anual em que o sexo e a bebida eram excessivos. Uma grande parte da secao norte de Bubaste era um cemiterio de gatos, acrescido de um cemiterio para os humanos que queriam ser enterrados junto aos animais sagrados.

O famoso templo de Bast em Bubaste ficava no centro da cidade, praticamente numa ilha porque era separado do resto das terras por canais que corriam do Nilo. Apenas a entrada era construida num vale de modo que toda a cidade tinha uma vista maravilhosa de seu interior.

Canopo

Canopo era uma divindade adorada na figura de um grande vaso coberto de hieroglifos, tendo, por tampa, uma cabeca emblematica representando Osiris. Segundo a fabula, os caldeus, adoradores do Fogo, desafiaram os demais povos a submeterem as suas divindades a um concurso de resistencia com o seu deus.

Os egipcios, tendo aceito o desafio, prepararam um grande "canopo", contendo agua em um reservatorio oculto, cuja saida era tapada com cera, e o expuseram a uma fogueira, em presenca dos juizes caldeus.

Com pasmo geral, o canopo despejou agua e apagou o fogo, sendo, por isso, considerado o mais poderoso dos deuses.

Cecrops

Personagem que dizem ter sido o primeiro rei de Atica, filho de Arecteu e esposo de Araule. Submeteu o povo pela docura, constituiu tribunal de Areopago, espalhou o culto de Jupiter, aboliu o sacrificio das vitimas humanas, etc. Foi cognominado Biforme porque, por um lado, era egipcio de nascimento, e, por outro lado, grego pela residencia. Deixou tres filhas: Aglauros, Herse e Pandrose. Os artistas representam-no semi-homem e semi-peixe

Cinocefalo

Esse mono cinocefalo que usa o disco lunar e o crescente na cabeca era associado ao deus Thoth (Tout, Tot ou Tehuti em egipcio), divindade a qual era atribuida a revelacao ao homem de quase todas as disciplinas intelectuais: a escrita, a aritmetica, as ciencias em geral e a magia. Era o deus-escriba e o deus letrado por excelencia. Havia sido o inventor da escrita hieroglifica e era o escriba dos deuses; senhor da sabedoria e da magia.Thoth era o escrivao do reino do alem-tumulo, que anotava tudo o que se passava durante o julgamento dos mortos. Nesse julgamento, que se realiza num grande ambiente denominado Saguao das Duas Verdades, esta presente uma grande balanca destinada a pesar o coracao do morto. Esse artefato, colocado no centro do saguao, eh encimado pelo babuino de Thoth. Por ser o mais sabio e esperto dos deuses, Thoth era invocado pelo morto como advogado defensor de sua causa nesse julgamento, do qual dependia sua vida eterna.


Gaviao

Significa a orbita do sol no ceu. Um gaviao com cabeca humana eh o hieroglifo da alma.

Geb

Geb eh o deus primevo da Terra na tradicao heliopolitana. Ele aparecia como um morro, a primeira terra a emergir de Aton. Em suas costas cresceu a primeira vegetacao. Assim como Aker, e1le tambem governava o mundo subterraneo. Marido de Nut, a deusa celeste, ele era chamado de pai dos deuses e gerou Ra, Toth, Isis, Osiris, Neftis e Seth. Na forma humana ele era representado como um homem deitado embaixo da deusa celeste, com um falo ereto, ou com as pernas acima da cabeca indicando o carater esferico da Terra.

Um comentário:

Anônimo disse...

E conhecia Bastet, mas os outros foi novidade. Mitologia é um assunto bem interessante....

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails