segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Charges de Muhammad

Nao estou aqui para discutir religiao com ninguem, acho que o direito a crenca eh algo que todos nos devemos respeitar, nao tenho, nunca tive e nunca terei problemas com religiao nenhuma, mas claro tenho as minhas opinioes e sei que contraria a opiniao de muitas pessoas, mas eh a sim que o mundo funciona, certo ?

Bem, o mundo no momento esta rodando em torno das charges do profeta Muhammad, e como mulcumana fiquei muito ofendida, uma vez que no Islam nao adoramos imagens, o que eh considerado pecado (nao queria usar essa palavra mas nao encontrei outra).

A midia em alguns paises tem mostrado o que tem acontecido e nao se colocam do lado de ninguem, por preferirem permanecer neutros (o que na verdade pode ser a melhor opcao). Mas o que vemos no momento sao mulcumanos destruindo embaixadas num ato de revolta. Ontem estava assistindo Fantastico (o show da vida, Eh Fantastico!!!) e foi mostrada uma entrevista com o lider mulcumano na Dinamarca, segundo ele o problema comecou no final do ano passado e durante dois meses tudo o que a comunidade mulcumana pediu foi um pedido de desculpas do jornal que publicou as charges pelo ato que haveria cometido. Entao me digam, se isso eh verdade, seria tao dificil para os responsaveis do jornal se desculparem pelo ato e dizerem que nao tinha intencao de ofender ninguem (apesar de saberem o que isso representaria para os mulcumanos)?

Bem, o fato eh que na falta de um pedido de desculpas esse lider resolveu pedir auxilio aos paises arabes (sera que foi uma atitude correta ?) e o que aconteceu depois eh o que estamos acompanhado pelos noticiarios e jornais.

Entao vamos aos fatos. Todos sabem, e nao sou eu que vou dizer ao contrario, que existe um grupo, na verdade uma minoria, que interpreta o Alcorao de forma incorreta, (nao que seja facil entender-lo, quem um dia tiver a oportunidade de ler uma Sura, faca isso e depois me diga se conseguiram entender a mensagem, eh bem dificil mesmo), muitos realmente nao entendem e interpretam coisas simples como se fossem coisas diabolicas, com isso fazem mulheres se cobrirem da cabeca aos pes, por exemplos, e se aproveitando disso fazem crentes mais ignorantes acreditarem que somente a morte pode limpar seus pecados, e com isso surgem os homens bombas (mas deixo bem claro, nem todos sao pessoas ignorantes, muitos sao pessoas de familia rica que realmente acreditam nisso ou foram preparados para acreditar desde criancas), e dai surgem os grupos extremistas, ou fanaticos religiosos, como muitos gostam de chamar, mas particularmente acho que esse termo nao eh apropriado, pois os extremistas costumam usar a crenca de um povo para criarem guerras.

Repito que sei que existem sim pessoas que vao ao extremo em nome do que acreditam, os fatos estao ai e nao tem como negar, mas uma pergunta fica sempre na minha cabeca. Por que o mulcumano eh considerado fanatico, louco, assassino, criador de caso???? Sera que as pessoas que usam esses termos ja pararam para ler um pouco sobre o que a religiao prega ??? Ou para conhecer ???? (Nao estou aqui para ensinar ou converter ninguem, aprendi por mim mesma, fui procurar conhecer algo que eu totalmente ignorava e descobri coisas que a maioria das pessoas nao sabem porque nao eh de seu interesse).
Desde de que o mundo eh mundo existem guerras santas ou guerras nao santas que a historia ensina para gente do jeito que o HOMEM quer. Querem exemplos ?

A Igreja Catolica Romana matou mais de 5 milhoes de pessoas acusadas de bruxaria durante a Inquisicao, alguem ai sabe me dizer por que essas pessoas eram acusadas de bruxaria, heresia, crime contra Deus ??? Isso a historia nao ensina pra gente na escola, ne ? Nao podemos esquecer das Cruzadas, a maior guerra santa da historia, quantos nao foram assassinados em nome de Deus ? E sem contar a maior contradicao da Igreja (pelo menos ao meu ver), o voto de pobreza, como podem os poderosos abdicar de riquezas e ao mesmo tempo serem possuidorem de um pais dentro de um pais, de onde saiu todo esse dinheiro ???? Alguem ja se perguntou ??? Acho que o dinheiro que a Igreja arrecada seria para ser utilizado em obras para os fieis ou ajuda aos pobres, nao?

O Holocausto. Alguem ja estudou a fundo os motivos de Hitler ter mandado tantos judeus para os campos de concentracao ???? Ou voces acreditam que era porque eles nao era ARIANOS, por favor, Hitler nao era ariano, suas medidas nunca foram tomadas pois sabia-se que ele proprio nao era considerado puro, nao me entendam mal, nao estou dizendo que o que ele fez foi correto, mas a historia nao nos colocar realmente a par dos motivos pelo qual eles foram mandados para prisao, (eu fui descobrir os motivos, voces nao estao curiosos?) assim como esquece de nos contar ou de enfatizar que comunistas, homossexuais, ciganos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra sovieticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros grupos eslavos, activistas politicos, Testemunhas de Jeova, alguns sacerdotes catolicos e protestantes, sindicalistas, pacientes psiquiatricos e criminosos tambem foram mandados para campos de concentracao.

Bem, como disse antes, nao sou contra nenhum religiao, e como mulcumana acredito que uma complementa a outra, acredito em todos os profetas e mensageiros, assim como acredito tambem que o problema nao esta na religiao e sim no homem, o ser humano eh que destroi a crenca, o ser humano eh que muda as regras e a historia a seu favor, interpreta os ensinamentos ao seu modo. Acredito que todas as religioes trazem mensagem de paz e uniao, mas infelizmente o ser humano prefere guerra e poder, e para isso utiliza tudo que esta ao seu alcance para atingir os objetivos. Agora cabe a nos, pobres mortais sermos justos e enxergar as coisas como nossos proprios olhos, pensarmos com nossas proprias cabecas e chegarmos a clonclusoes com nossos coracoes, e nao atraves da midia que soh nos mostra o que para os poderosos eh importante saber.

Para meus amigos catolicos, judeus, espiritas, budistas, hindus, protestantes, evangelicos, os que nao tem religiao alguma e outros um grande abraco e desculpem por esse post gigante.

PS: Se alguem quiser se informar mais sobre Islam pode me escrever.

2 comentários:

Mi disse...

Oi Lu!
Sincero e simples seu post! Eu tb sou a favor da liberdade religiosa...e principalmente do respeito entre uma religiao e outra. Eu nao tenho nenhuma religiao fixa...acredito que haja um deus, qq nome que ele tenha, mas nao achei nenhuma igreja com a qual me identifica-se ate pq todas tem seus problemas. Acho que no caso das imagens, os jornalistas tem a liberdade de criticar...assim como existem milhares de charges fazendo o papa de palhaco ou milhares de piadas sobre judeus avarentos. Acho que muitas sao ofensivas,mas cabe a cada um entender e respeitar a opiniao alheia. Acho o pedido de desculpas valido, se alguem se sentiu ofendido...nisso o governo dinamarques bobeou e fez feio. Acho que essas imagens so estao servindo de pretexto pra se comecar uma guerrinha...espero que os animos se acalmem logo! Acho muito interessante qdo vc escreve sobre a religiao muculmana..ate pq esse ponto de vista nao eh tao conhecido!! adoraria ouvir mais! bjs!

Feetje disse...

Ei Lú!
Eu acho engraçado os comentários de pessoas sobre o fundamentalismo muçulmano, como se o islam fosse a única religião a ter esse percalço, tb acho engraçado como católicos se opõe ao uso do hijab, considerando que até quase a metade do século passado mulheres católicas tb cobriam suas cabeças para entrar em uma igreja como sinal de respeito. Falam so islam como se fosse a praga do mundo, mas é uma religão que poucos sabem a respeito, poucos sabem que o islam acredita sim na vinda de Jesus, assim como os cristãos, poucos param para pensar nas Cruzadas, na Santa Inquisição, nos rituais de tortura promovidos pela igreja católica durante a idade média.
Não sou muçulmana e tb não sou católica, tenho minhas próprias crenças e acredito que má interpretação exista em qualquer religião, em qualquer ato que envolva pegar um livro e ler. As pessoas acham que a Bíblia é algo que deve ser tido como verdade suprema, mas será que com 2.000 anos de traduções para um monte de línguas ela não sofreu mutação alguma???
E o pior de tudo para mim são pessoas que se dizem religiosa condenarem uma religião inteira por causa dos atos de uma dúzia. Onde está a compaixão que é tão ensinada? O ame ao próximo como a si mesmo???
Muito fácil julgar e manter-se na ignorância.
...
Desculpa o comentário enorme, mas eu tb me interesso muito sobre o assunto, by the way, minha monografia é sobre o islam (a inserção de muçulmanos nos países ocidentais, mais especificamente Bélgica).
Bjoks

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails