terça-feira, fevereiro 14, 2006

Valentine's day

A tradicao do dia dos namorados

No Brasil comemorarmos o dia dos namorados no dia 12 de junho.
Mas em grande parte do mundo (como EUA, Italia e Canada), a data escolhida eh 14 de fevereiro, dia de Sao Valentim (Sao Valentino, para alguns, ou o Valentine's day dos americanos), um santo devotado a ideia do amor.

Na verdade, ha dois santos "Valentino". Um deles foi um padre, santo e martir, que viveu no tempo do imperio romano, no ano de 269, durante a perseguicao aos cristaos. Segundo a lenda, o imperador Claudius II estava mais interessado em seu exercito e nas guerras do que na vida em familia , e ele estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e nao teriam medo no campo de batalha.

Tanto era verdade, que o imperador foi tao longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. Sao Valentino, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimonios em segredo, ate ser descoberto, preso e executado.O outro Sao Valentino tambem viveu sob o imperio romano.
Ele levava uma vida simples e era especialmente bondoso com as criancinhas. Um dia, Valentino foi jogado na prisao pelos romanos por ter se recusado a adorar os deuses deles. Dizia-se que as criancas escreviam mensagens de amor para ele e as lancavam pela janela da cela. Estes foram os primeiros cartoes do "dia dos namorados". Mas nao existe nenhum registro historico disso.
Os cartoes que conhecemos hoje foram feitos pela primeira vez por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados e decorados com passaros e flores. Hoje, alguns dos cartoes mais populares sao os de humor.
No Brasil, apesar de ser comemorado as vesperas do dia de Santo Antonio, o famoso santo casamenteiro, tudo comecou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitario Joao Doria - na epoca na Agencia Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper.
Para melhorar as vendas de junho, entao o mes mais fraco para o comercio, e com o apoio da confederacao de Comercio de Sao Paulo, instituiu a data com o slogan:
"Nao eh so de beijos que se prova o amor".
A Standard ganhou o titulo de agencia do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde entao, 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartoes, bilhetes, flores, bombons....uma infinidade de opcoes para se dizer "Eu Te Amo!".Nem todos os paises comemoram o dia dos namorados como nos fazemos. Na Italia, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as criancas cantam cancoes a recebem doces e balas de frutas de seus pais. E na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas as outras, chamadas "flocos de neve".
No Japao a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia eh as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates.
Embora a data represente uma oportunidade para as mulheres declararem o seu amor, nos ultimos anos o giri choco (chocolate de cortesia ou “obrigacao”) tambem se encontra presente na cesta de compra de grande parcela da populacao feminina. Mas, muita gente ainda reluta em adotar a data, alegando que se trata de uma jogada comercial, no que nao deixam de ter razao, uma vez que o Valentine’s Day representa cerca de 20% do volume anual de vendas das fabricas de chocolate do arquipelago. Mas, o que vale mesmo eh a intencao e nao ha como negar que a vida fica um pouquinho mais doce com estas declaracoes de amor e com estes chocolates.
Nos Estados Unidos nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartoes, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartoes comemorativos chamados Valentines.
Os adultos costumam comprar cartoes para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes. Nas escolas as criancas apreciam comprar ou fazer cartoes para seus amigos e professores.
E para alegrar os coracoes apaixonados (cruzes parece ate locutor de radio), uma musiquinha (hehehehehehe, virei locutora)

Wave
(Tom Jobim)


Vou te contar.
Os olhos ja nao podem ver
Coisas que so o coraaoo pode entender
Fundamental eh mesmo o amor
Eh impossivel ser feliz sozinho
O resto eh mar
Eh tudo que nao sei contar
Sao coisas lindas
Que eu tenho pra te dar
Fundamental eh mesmo o amor
Eh impossivel ser feliz sozinho
Da primeira vez era a cidade
Da segunda o cais e a eternidade
Agora eu ja sei
Da onda que se ergueu no mar
E das estrelas que esquecemos de contar
O amor se deixa surpreender
Enquanto a noite vem nos envolver
HAPPY VALENTINE'S DAY!!!!!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lu, é bom ser brasileira morando no exterior assim comemoramos 2 vezes (e quem sabe ganhamos presentinhso em dobro né!) rs..

Anônimo disse...

Olá Luciana !

Você mora em Ottawa ?
Sei que há uma relação entre Ottawa e a Holanda, por causa da Rainha Juliana. E sei que aí também é o país das tulipas !!! Já vi fotos lindíssimas dos jardins !

O Valentine's Day também foi ontem aqui na Holanda. Gostei da sua explicação da origem da data... porque estava hoje mesmo tentando descobrir de onde veio essa tradição...


Boa semana,

Susana

Cris disse...

Oi Lu!!!

Sou Cristina, do Conexao Rio Paris. Percebi que voce vem sempre me visitar. E vim aqui dar uma espiadinha! hihih
Infelizmente nao tenho tempo para ler o post agora pq estou num cyber cafe, mas volto mais tarde!

Beijao e bom fim de semana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails