quarta-feira, janeiro 31, 2007

Impressoes sobre a Arabia Saudita

Ola a todos,

Demorei mas voltei.
Bem, hoje eu quero falr um pouco de como as coisas funcionam por aqui e das minhas impressoes. Estou morando em Riyadh, a capital da Arabia Saudita. A cidade, ou melhor, o pais foi praticamente contruido pelos americanos, por isso quando se esta no centro, por exemplo, nao se ve muito diferenca daqui para para a America do Norte, se nao fosse, e claro, pelas roupas, tanto dos homens quanto das mulheres, e pelos letreiros e placas em arabe. A cidade, Riyadh, eh muito bem planejada, tao bem planejada que eh facil facil se perder entre as tantas rodovias, elas sempre se conectam de uma forma ou de outra. Os motorias aqui tem instinto suicida, eh serio mesmo, se voces acham que no Brasil soh tem louco no volante e que metade da populacao merecia ter a carteira retirada, aqui carro deveria ser proibido, pois eh uma arma na mao deles, soh para se ter uma ideia, aqui se voce esta na faixa da direita, mas quer entrar a esquerda, basta esperar o sinal abrir e ir, assim se metendo na frente das outras 4 ou cinco filas de carros que querem seguir em frente, da pra acreditar? E eu que ja estava acostumada com a paz, tranquilidade, respeito e educacao do transito de Ottawa, acho que se nao sofrer um acidente de carro, morro do coracao... hehehehehe.... Ah, e nao podemos esquecer um detalhe muuuiitooo importante, aqui mulher nao tem permissao de dirigir, ou seja, 100% dos motoristas sao homens... Quem agora vai dizer que "mulher no volante, perigo constante"?
Quanto as roupas, os homens (arabes) constumas andar todo cobertos, mas isso nao eh uma regra eh cultural; as mulheres, bem ai tem que ser muito bem explicado, temos (estrangeiras)que vestir um tunica preta e cobrir a cabeca, mas apenas colocando um veu por cima, nao existe a obrigatoriedade de cobrir totalmente os cabelos; as mulheres locais tem que cobrir os cabelos totalmente, mas ai eh que se ve de tudo, agumas somente cobrem os cabelos, outras ficam soh com os olhos de fora e agumas nem os olhos mostram; se eh lei?! Nao, elas fazem porque querem, ou por questao cultural, ou para aparecer mesmo... Mas acreditem, isso nao faz com que alguns homens deixem de olhar as mulheres de cima a baixo e como se estivessemos nuas, mas eh importante frisar, ALGUNS homens. Outra coisa muito comum por aqui eh quando nos mulheres passamos os homens abrem o caminho pra gente, para que desta forma nao exista contato fisico, mas se enganam os que pensam que eh por respeito a nos mulheres, na verdade eles abrem o caminho e baixam os olhos com medo de ter pensamentos pervertidos e serem punidos quando morrerem, da pra acreditar?! Bem, soh sei que com isso eles criaram um bando de mulheres sem educacao, pois quando voce anda pelas ruas ou shoppings vem aquele grupo de preto na sua direcao e simplesmente te atropelam, se voce quiser que saia da frente delas, o Hady sempre sai, para nao criar problemas, mas como eu tenho a vantagem de ser mulher, fico onde estou e se elas quiserem que saiam do caminho, falta de educacao tem limites, ne?!
Agora voces me peguntam, "o que se faz por ai?" E eu respondo, "nada!" Infelizmente nao se tem muito para fazer, alem de ir a restaurantes e shoppings. Aqui encontra-se todos os tipos de restaurantes e lojas, de McDonal's a AppleBees, de Mexx a Zara. Para se ter uma ideia aqui temos uma shopping do lado do outro, literalmente, e estao sempre cheios, principalmente de mulheres que vao torrar a grana que o marido se mata de trabalhar para ganhar, os shoppings normalmente tem um andar somente para as mulheres, la nao precisamos nos cobrir toda, outra coisa interessante e desgradavel eh que em qualquer loja que se entre soh tem homem trabalhando, inclusive em lojas de roupas femininas e roupas intimas, mas isso eh uma coisa que eles estao evoluindo, somente agora, ja no seculo 21, eles chegaram a conclusao que nao faz sentido colocar homens trabalhando em locais destinados a mulheres, e com isso todas as lojas exclusivamente femininas, terao que demitir seus funcionarios e contratar mulheres... Antes tarde do que nunca!
Nos restaurantes os homens solteiros, ou que estao sozinhos ou em grupos de amigos, nao podemse misturar com as mulheres, por isso a maioria dos restaurantes tem uma secao familiar, destinada a familia e a mulheres, se nao tiver essa secao no restaurante as mulheres nao podem entrar. Acho um absurdo!!!
A criminalidade eh muito baixa por aqui, pois as pessoas tem muito medo das punicoes impostas pelo governo, mas existe, principalmente vinda de um grupo de estrangeiros, que nao citarei a nacionalidade para nao criar polemica. Quando cheguei aqui o Hady me contou que a pouco tempo uma menina saiu da escola e pegou um taxi, foi sequestrada pelo taxista e mantida por um determinado grupo de falsificadores e contrabandistas que usaram ela para prostituicao, ela ficou em cativero por 10 meses, a policia a encontrou quando foi desmanchar a quadrilha, ninguem tinha ideia de que ela poderia estar por la; a pena do grupo. Morte! Foram todos mosrtos pelo crime de sequestro, abuso sexual e prostituicao. Triste, nao?! Mas acontece em qualquer do mundo, inclusive em paises onde a punicao eh muito severa.
Nesse final de semana estaremos nos mudando, bem primeiro deixa eu exlicar sobre o fim de semana. Aqui o final de semana eh as quintas e sextas, por que? Bem, sexta eh o dia sagrado do Islam, entao nos paises mulcumanos sexta feira eh usada como final de semana, mas aqui eles resolveram ser diferentes e usar a quinta e nao sabado, eh o que eles dizem! Voltando a mudanca, amanha estaremos nos mudando para um compound, que eh o lugar onde os estrageiros preferem morar, pois la temos a liberdade que nao existe no resto do pais; nao precisamos nos cobrir, temos piscinas, restaurantes, quadra de esportes, escolas, creches, jardins, enfim, o basico para uma vida normal. Entao depois conto pra voces o que achei do lugar.
Como ainda nao tirei foto nenhuma, esta ain embaixo foi gentilmentes "cedida" pelo Google Images. Esse eh o centro de Riyadh e essa torre se chama Kingdom Tower, ela foi construida e pertence a um dos principes. Ela eh basicamente um predico de escritorios, na base tem um shopping (eh calro!) e la no topo tem um mirante, onde eh possivel ver toda a cidade, ainda nao fomos la, mas com certeza esta na lista.
Bjks para todos e ate breve.


14 comentários:

Erasmo disse...

Fantástica a postagem!!!! Parece que eu estava na Arábia ao lê-la!!! O que a cultura, hein...gostei muito de seu relato...afinal, mil e uma noites não é para qualquer um...hahahah!!!!

Grande abraço e sucesso!!!

Erasmo

Anônimo disse...

Oi Lu!
Adorei seu post! Não sabia muita coisa sobre a Árabia Saudita, então pelo que vc contou pude conhecer um pouco sobre o país e a cultura.
Vou ficar esperando o próximo post p/ saber como que é esse novo lugar que vc vai morar - desejo que vc goste bastante! ; )
Bjos

Fabrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrícia disse...

Olá Luciana,
Muito legal a postagem. Adorei. Sou casada com um tunisiano e estive algumas x na Tunísia mas pelo seu post a Arábia Saudita é bem particular. Realmente incrível!
Boa sorte.

Anderson, Mariana e o bebê! disse...

Oi LU...Nossa, vcs ja estao ai, quase do outro lado do mundo!!! legal saber como é a Arabia Saudita...continue contando as news. Em março estamos voltando para o Brasil. o tempo voou! Tudo de bom pra voces e boa sorte no novo pais!

Carol, Ênio e Leila disse...

Nossa. Boa sorte.

Abraço,
Carol

Dani, Annie e Luiz disse...

Oi Lu,
Adorei o seu post, deu para aprender mais sobre a cultura. Gostei do novo blog.
Boa sorte para vc na nova terra.
Bjinhos,
Dani.

Anônimo disse...

SAI DAÍ DESSA DESGRAÇA, mulher!
Antes no Canadá sem emprego que na Arábia Saudita sem direitos! Que cilada....

Anônimo disse...

oi lucianna!
eu me chamo maria sou conhecida como baby!
meu sono é conhecer a arabia, moro em são paulo! gostaria que vc me falasse um pouco mais sobre a arabia, já li varios livros como:princesa sultana, as filhas da princesa, que conta a historia da vida dos princepes arabes! aguardarei resposta sua. se voce puder me responder! Meu e-mail é "mvbbaby@hotmail.com"
Desde já obrigada

Anônimo disse...

baby,
colocque o recado como anonimo porque eu não tenho BLOGGER somente e-mail!!!

Anônimo disse...

olá adorei lêr o que vc escreveu pois meu marido é palestino e estamos pensando em ir para a arabia saudita gostaria muito de conversar mais com vc um abraço! e tudo de bom cotonellybrasil@hotmail.com

Anônimo disse...

Lu, obrigada por dividir a sua experiencia coma gente...estou com uma proposta para morar ai...e estou fazendo minha pesquisa srsrss adorei o seu relato. Me senti ai:) beijinhos

Anônimo disse...

Ola!! desculpa estar te pedindo isso mas gostaria de saber se tem algum e mail que poderia te escrever..porque estarei mundando para ai em Fev. e tenho varios duvidas. Grata Claudia

Gabriela Ghisi disse...

Adorei seu blog... aos poucos vou lendo com calma! Tenho um também http://gabynocanada.wordpress.com
Beijos e sucesso!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails