quinta-feira, outubro 17, 2013

Maionese Paleo

Acho que um  dos maiores desafios da vida Paleo aqui em casa foi o consumo de Maionese, nós amamos e viver sem seria no mínimo uma tortura, então a solução foi aprender a fazer a dita cuja.

O grande problema as maioneses que a gente compra em mercado é que leva óleo de soja ou canola e esses óleos não são permitidos pra gente, também levam azeite de oliva, que apesar de ser permitido só podemos comer o cold pressed e devemos evitar ao máximo qualquer tipo de conservantes.

Então fui eu buscar a solução online e achei várias. Depois de testar, errar e errar, acredito que cheguei na minha melhor receita.

Aqui vai:

- Ovos: Depende de quanto de maionese você quer. Primeiro eu fiz com 4 ovos, deu um pouco de maionese, mas o suficiente para testar, quando cheguei ao sabor que eu queria comecei a fazer em quantidade. Essa foi com 12 ovos (Só a gema)


- Limão: Para essa quantidade de ovos coloquei o suco de 1 limão, mas a quantidade é de 1/4 de col de chá para 1 gema.


- Mostarda: A mesma quantidade, 1/4 de col de chá pra 1 gema. Eu uso Gluten-free


- Óleo: Aqui foi o maior desafio, existem vários tipos de óleos que somos permitidos, na receita original era sugerido óleo de abacate ou de macademia. Tentei o de hazelnut, azeite de oliva, mas eles deixavam um gosto muito forte na maioneses, então resolvi tentar o de gergelim e ficou ótimo. Eu cálculo 1/4 de xícara para cada gema, mas sempre acabo colocando menos.
 

Pra fazer é super rápido. Você pode usar a batedeira ou bater na mão, o que eu não aconselho a não ser que você queira trabalhar um pouco de bíceps.

Primeiro coloca-se as gemas, o suco de limão e a mostarda (uma pitada de sal, mas como eu não uso sal...) na tigela e bata até dobrar de volume.

Vai ficar com essa aparência. 


Dai é só continuar batendo e ir adicionando o óleo, 1/4 de xícara por vez. Eu coloco as poucos até chegar na metade do total, dai eu experimento e vou colocando até chegar ao sabor e consistência adequada. 

Continue batendo na velocidade máxima. A quando ela estiver pronta vai ficar assim. 


Eu também adiciono vinagre de maçã ou branco, mas essa não levou

Essa receita deu esse pote de 500ml de maionese.


Essa é a receita básica, a partir dai você pode temperar como quiser, eu já fiz com curry, com azeitona preta e com alho e orégano, ou pode usar ela básica mesmo.




2 comentários:

Unknown disse...

Try Gustavo's Mayonnaise Recipe , I loved this. I used avocado oil and it came out perfect. I used an immersion blender with the whisk attachment and it was a breeze. Thank you for the recipe. Next I will try this recipe with olive oil.

Unknown disse...

Try Gustavo's Mayonnaise Recipe I loved this. I used avocado oil and it came out perfect. I used an immersion blender with the whisk attachment and it was a breeze. Thank you for the recipe. Next I will try this recipe with olive oil.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails