quinta-feira, janeiro 05, 2006

Ottawa

Ottawa ou Otava, é a capital do Canadá, localizada no nordeste da província de Ontário, na fronteira com a província de Quebec. Em 2001 contava com cerca de 808,000 habitantes. Ottawa é a segunda maior cidade de Ontário, com uma população de cerca de 774 mil habitantes, com mais de 1 146 000 na sua região metropolitana.

História
Nativos americanos algonquinos e iroquois habitavam a região onde atualmente fica a cidade de Ottawa muito antes da chegada dos primeiros exploradores europeus. Tais nativos usavam o Rio Ottawa para locomoção e alimentação. Em 1613, o francês Samuel de Champlain passou pela região. A partir de então, caçadores e comerciantes de pele usariam o Rio Ottawa como uma rota para o oeste canadiano.
1800 - 1867
Em 1800, Philemon Wright, um fazendeiro de Massachussets, começou a cultivar uma área ao norte do Rio Ottawa. Logo, com o sucesso comercial conseguido, outros assentadores começaram a assentar a região. Ira Honeywell foi a primeira pessoa de descendência européia a assentar na margem sul do Rio Ottawa, em 1811.
Após a Guerra anglo-americana de 1812, os britânicos temiam outra invasão norte-americana ao Canadá. Com isto, os ingleses decidiram construir um canal, o Canal de Rideau, conectando o Rio São Lourenço, na altura da cidade de Kingston, ao Rio Ottawa, com o propósito de transportar materiais e armas ao interior do Canadá sem precisar usar o São Lourenço, depois de Kingston, perigosamente perto dos Estados Unidos e vunerável a quaisquer possíveis ataques. Engenheiros ingleses foram mandados pela Inglaterra, onde se estabeleceram na área onde atualmente Ottawa está localizada. O assentamento construído para abrigar os trabalhadores foi chamado de Bytown, que foi completado em 1832. Então, Ottawa tinha uma população de aproximadamente 1 900 habitantes, subindo para 2,400 em 1837, graças à indústria madereira que desenvolveu-se na pequena vila. Bytown foi elevado ao posto de cidade em 1850, então com mais de 10 mil habitatnes, e seu nome mudou definitivamente para Ottawa.

O Alto Canadá e o Baixo Canadá, províncias coloniais da Inglaterra, foram fundidas em 1840 em uma única província do Canadá. Durante 17 anos, ficou no ar qual seria a capital definitiva da nova província unificada politicamente, mas dividida culturamente. Neste período, serviram como capitais temporários as cidades de Kinsgston, Montreal, Quebec e Toronto. Finalmente, a decisão caiu nos braços da Rainha Vitória, em 1857. Considerando as várias possíveis cidades, inclusive as quatro mencionadas acima, a Rainha escolheu Ottawa, por três motivos.

1- Ottawa era relativamente distante dos Estados Unidos, estando numa posição estrategicamente mais segura do que outras possíveis escolhas.
2- A localização da cidade, localizada exatamente entre o Alto Canadá e o Baixo Canadá, diminuíria tensões culturais entre os canadenses de origem francesa e os canadenses de origem inglesa.
3- E a terceira razão foi a beleza da região onde Ottawa estava localizada.


1867 - 1945
Em 1867, com a independência do Canadá, Ottawa tornou-se a nova capital do recém-criado país, e sua população havia alcançado 18 mil habitantes. A cidade crescia de modo desorganizado, com várias ferrovias tendo sido construídas no centro da cidade, para a acomodação do transporte e comércio de madeira. Em 1896, o então primeiro-ministro do Canadá, Wilfrid Laurier, criou um programa de planejamento urbano, cujo principal objetivo era o embelezamento da cidade, que não saíra do papel.
Em 1900, um incêndio destruiu boa parte da cidade, fazendo com que boa parte dos 60 mil habitantes da Ottawa de então ficassem desabrigadas. A cidade foi lentamente reconstruída, até 1912, quando havia alcançado 90 mil habitantes. Em 3 de fevereiro de 1916, a parte central do antigo parlamento canadiano foi destruída em um incêndio. Com a Casa dos Comuns temporiamente estabelecida no que é atualmente o Museu Canadense de Natureza, a parte central foi reconstruída, uma estrutura gótica, conhecida como Torre da Paz, que tornou-se conhecida com o passar do tempo como o principal símbolo da cidade.
Em 1937, então primeiro-ministro do Canadá, William Lyon Mackenzie King, indicou Jacques Gréber - um famoso urbanista francês, responsável pela revitalização urbana de Paris - para replanejar a cidade de Ottawa. Com o início da segunda guerra mundial, os planos ficaram novamente no papel, e Jacques Gréber voltou para a França.

1945 - Tempos atuais
Foi somente após a guerra que os planos de um melhor planejamento urbano na cidade continuaram, com Jacques Gréber novamente no Canadá. O plano proposto por Gréber foi aprovado pelo parlamento canadiano em 1951. Com isso, 51 km de ferrovias foram removidas, e a estação central de trem foi movida para uma região mais afastada do centro da cidade, a leste. Também foram construídos muitos parques em volta da cidade, bem como um gigantesco parque, com mais de 35 mil hectares, na cidade vizinha de Gatineau. O plano também indicava que prédios governamentais deveriam ser construídos não apenas todos concentrados numa área, mas ao invés disso, serem construídos nos limites da cidade. Ao longo da década de 1960 e de 1970, tais planos continuaram, com a criação de praias e mais parques.
Enquanto isso, o município instituiu a Commercial and Industrial Development Corporation (atualmente Economic Development Corporation), em 1962, para promover o crescimento econômico de Ottawa. Este órgão municipal criou 12 parques industriais ao longo da década de 1960 e de 1970. Em 1973, uma lei que propunha limites à altura máxima dos prédios construídos no centro da cidade foi rejeitada pelo Conselho municipal. Com isso, mais e mais arranha-céus foram construídos no centro da cidade. Com o medo de congestionamentos e problemas no sistema de transporte público, Ottawa replanejou totalmente seu sistema de transporte público, com a criação de mais linhas de ônibus, bem como linhas de light rail.
Em 2001, 10 diferentes cidades foram fundidas com Ottawa, então com cerca de 350 mil habitantes dentro do seus limites municipais. Ottawa passou a ter mais de 750 mil com esta fusão. As cidades fundidas são Cumberland, Gloucester, Goulborn, Kanata, Nepean, Osgoode, Rideau, Rockcliffe Park, Vanier e West Carleton.

Geografia
Ottawa está localizada na margem sul do Rio Ottawa, perto dos estuários do Rio Rideau e do Canau Rideau. A parte mais antiga da cidade, incluindo o centro histórico e remancescentes da Bytown, é chamada de Lower Town, localizada entre os rios e o canal. Já o centro financeiro e comercial da cidade, o Centrehub, está localizado a oeste, ao longo do Canal Rideau. Às margens do Rio Ottawa, no Monte Parliament, estão localizadas a maioria das estrutras histórias governamentais, incluindo o parlamento canadiano.
O clima de Ottawa é temperado, com quatro estações bem definidas. O inverno na cidade é frio, com temperatura média de -6,4°C, máximas que variam entre 3°C a -18°C, e mínimas que variam entre -8°C a -35°C. O verão em Ottawa é quente, com temperatura média de 21°C, e máximas de até 34°C. A média anual de precipitação é de 86,97 cm.


Administração
Os habitantes de Ottawa elegem um prefeito e 21 conselheiros para mandatos de 3 anos de duração. Impostos de propriedade, venda e comércio provém a cidade parte da receita anual necessária para a manuntenção dos serviços públicos, mas a maioria da receita provém de fundos do governo nacional e provincial.

Demografia
A maioria da população de Ottawa é nativa do país. De acordo com o censo nacional de 2001, Ottawa possui uma população de 774 072 pessoas, 310 132 propriedades e 210 875 famílias. Cerca de 80,90% da população da cidade é branca, 4,54%, negra, 4.65% asiáticos, 3,98% sul-asiáticos, 1,13% aborígenes, 0,85% hispânicos, 0,31% de outra raça, e 0,33% afirmaram respostas múltiplas.
25,3% da população da cidade possui menos de 19 anos, 63,2% possuem entre 19 a 64 anos e 11.5% possuem mais de 65 anos de idade. A idade média da população residindo na cidade é de 36,7 anos. Para cada 100 pessoas do sexo feminino existem cerca de 95,1 pessoas do sexo masculino. Para cada 100 mulheres maiores de idade existem 92,1 homens.
A renda anual média de um trabalhador em Ottawa é de 39 713 dólares canadianos, e a renda média familiar é de 73 507 dólares canadianos. Homens possuem renda anual média de 47 203 dólares canadianos, e mulheres, 31 641 dólares canadianos. A renda per capita na cidade é de 23 061 dólares canadianos.

Economia
O setor público é facilmente o maior empregador da cidade, empregando cerca de 72 mil pessoas, que trabalham para o governo nacional, e outros 12 mil para o setor público municipal.
Ottawa é um centro tecnológico, onde mais de 800 empresas e suas respectivas fábricas empregam mais de 48 mil pessoas. Devido a isto, Ottawa é às vezes referido como a "capital nacional de alta tecnologia". Estas empresas são na maioria especializadas em pesquisa avançada em um número de setores que incluem a criação e desenvolvimento de softwares, tecnologia ambiental, pesquisa espacial e telecomunicações. Outro grande empregador é o setor de saúde, que emprega 18 mil pessoas.
Três jornais diários são publicados na cidade: O Ottawa Citizen e o Ottawa Sun são impressas em inglês, e a Le Droit é publicada em francês. Além disso, 4 estações de televisão (3 em inglês e uma em francês) e 16 estações de rádio (14 em inglês e 2 em francês) estão localizadas na cidade.

Educação
Escolas: Ottawa possui cerca de 150 escolas públicas e outras 130 escolas cristãs, que atendem a um total de 110 mil estudantes. Todas as escolas são financiadas por verbas municipiais.
Bibliotecas: Ottawa possui um sistema bibliotecário municipal com bibliotecas em várias regiões da cidade, além de uma biblioteca localizada no parlamento e uma biblioteca nacional.
Ensino superior: Três universidades estão localizadas em Ottawa. A Universidade de Ottawa foi fundada em 1848, e oferece cursos em francês e inglês. A Universidade Carleton atende cerca de 18 mil estudantes e a Universidade São João atende a outros 4 mil.

Recreação
Parques
Ottawa possui mais de 3 230 hectares de parques e playgrounds, fazendo de Ottawa a segunda cidade com mais área verde per capita, depois de Edmonton.
Eventos anuais
Ottawa sedia vários festivais e eventos conhecidos nacionalmente:
A Winterlude, realizada em fevereiro no Canal Rideau, é um carnaval de inverno. *A Tulip Festival é um evento internacional, onde a cidade recebe, em cada primavera, centenas de milhares de tulipas, como presentes da Família Real Holandesa. Estas flores são plantadas em várias áreas da cidade.
O Canada Day, festejando o dia da independência, em todo 1 de julho. Milhares de pessoas de todas as partes do país vão a Ottawa para festejar o aniversário do Canadá.

Transportes
Ottawa é servido por trens de passageiros e de carga, e possui uma limitada malha ferroviária dentro de seus limites municipais. O aeroporto internacional de Ottawa é servido pelas principais linhas aéreas do país, que conectam a cidade com outras cidades primárias do Canadá, bem como algumas cidades nos Estados Unidos.
Ottawa possui um sistema de vias expressas de aproximadamente 70 km de comprimento, suficiente para atender às demandas da cidade. Porém, este sistema não está ligado com aquela da cidade de Gatineau, o que causa sérios problemas de trânsito entre as pontes que conectam Ottawa com Gatineau.
O sistema de transporte público é totalmente integrado, dispondo de uma eficiente malha de rotas de ônibus e um sistema de light rail. Muitas vias públicas estão dedicadas exclusivamente à locomoção de ônibus, bicicletas e/ou pedestres.

Eh isso ai... Esta eh Ottawa...

Esse post foi um pouquinho grande, mas a intencao era de ajudar quem esta em processo de imigracao ou esta pensando em vir pro Canada mas ainda nao sabe que cidade escolher... Eu gosto muito de Ottawa e espero que voces tambem tenham gostado...

Bjksssss

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lucianna!
Feliz Ano Novo aí no Polo Norte...rsrs
Meu visto deve estar saíndo em fevereiro, tomara...!!
Realmente, no Brasil é mais rápido mesmo por conta da "Reunião Familiar", ou seja, o Consulado tem como meta juntar as famílias que estão separadas....
Meu namorado não é muçulmano, apesar de ser iraniano... aliás, nem religioso ele é... o que pra mim, é ótimo, pois não sou religiosa não....

beijos, boa sorte aí com os seu visto!!

Anônimo disse...

Ola seu blog esta bem legal! Gostei, mas vc deves acrescentar que em Ottawa existe mais uma universidade a Le Cite Colegiale!
Abracos,

Anônimo disse...

Olá Lu,

conheci o seu blog atraves de um post seu no blog do Luis e tai em Quebec. Achei interessante o seu comentário sobre Ottawa, e vc comentou que o custo de vida era mais em conta entre outros fatores. Fiquei curiosa pois geralmente dizem que o custo de vida daí é bem masi caro que no Quebec em geral, depois cv poderia me explicar melhor???
MEu msn é driserrot@hotmail.com e meu email é dritorres@gmail.com caso queira conversar melhor comigo.
Tenho tb um site sobre imigração junto com meu esposo se puder dê uma passadinha lá depois.

Abraços e sucesso.

Anônimo disse...

Oi Lucianna,

Já estive duas vezes no Canadá a passeio, e estou pretendendo ir de novo.
Vc sabe quando vai ser o "Tulip Festival" esse ano ?
Sei que deve ser em maio, mas será que já marcaram o período?

Boa sorte pra vc aí em Ottawa.

Beijos,
MaLu

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails