sexta-feira, janeiro 06, 2006

Papyrus Paper

Papyrus (Cyperus papyrus ; Cyperaceae) é uma planta aquática da mesma família da Tiririca (Cyperus rotundus), que é a planta daninha mais difundida do mundo, segundo o Guiness Book. Ela é considerada sagrada e fartamente encontrada no delta do Nilo. Era utilizada principalmente na produção de papel no Egito antigo.
O talo do papyrus pode atingir até 6 metros de comprimento. A flor da planta, composta de finas hastes verdes, lembra os raios do sol e é exatamente por ter esta analogia com o sol, divindade máxima desse povo, que o papyrus era considerado sagrado. O miolo do talo era transformado em papyrus e a casca, bem resistente depois de seca, utilizada na confecção de cestos, camas e até barcos.

Confecção do papyrus

Foi por volta de 2200 anos antes de Cristo que os egípcios desenvolveram a técnica do papyrus, uma espécie de pergaminho e um dos mais velhos antepassados do papel. Para confeccionar o papyrus, corta-se o miolo esbranquiçado e poroso do talo em finas lâminas. Depois de secas, estas lâminas são mergulhadas em água com vinagre para ali permanecerem por seis dias, com propósito de eliminar o açúcar. Outra vez secas, as lâminas são ajeitadas em fileiras horizontais e verticais, sobrepostas umas às outras. A seqüência do processo exige que as lâminas sejam colocadas entre dois pedaços de tecido de algodão, por cima e por baixo, sendo então mantidas prensadas por seis dias. E é com o peso da prensa que as finas lâminas se misturam homogeneamente para formar o papel amarelado, pronto para ser usado. O papel pronto era, então, enrolado a uma vareta de madeira ou marfim para criar o rolo que seria usado na escrita.

Legado do papyrus

Muito da História do Egito foi legado à posteridade graças aos rolos de papyrus encontrados nos túmulos de nobres e de faraós.
Essas sao algumas fotos de papyrus que temos, se quiserem ver mais basta ir no album de papyrus ai do lado e voces poderao conferir todos os que temos.
E se alguem tiver interesse em comprar eles estao a venda (menos esse da deusa Isis, porque esse pertence a minha sobrinha Isis), basta entrar em contato.

A deusa Isis e Osiris

A deusa Isis

Espero que tenham gostado, a partir de agora vou pesquisar sobre a mitologia egipcia e uma vez por semana estarei falando de um deus diferente.....

Mil beijos

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei, gostei. Eu estudei sobre isso na 8 serie :)

Obrigada pela visita e pelo elogio.

Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails