quinta-feira, janeiro 26, 2006

Mitologia Egipicia

Como ja tinha prometido ha algum tempo atras, vou comecar a falar sobre Mitologia Egipcia. Como o assunto eh um pouco grande resolvi dividir em ordem alfabetica, para desta forma ficar mais facil para quem escreve, euzinha aqui, e pra quem le, e com certeza vai ficar menos cansativo...

Resolvi falar sobre esse assunto porque sempre tive interesse e tambem porque meu eh egipicio e essa foi uma forma que eu encontrei de conhecer um pouco mais a historia do Egito, entaum vamos la....

Vou falar sobre os deuses, crencas e tradicoes, e sempre que possivel colocarei uma foto...

Abatos:
Ilha do Egito, formada pelo Nilo, proxima de Philae. Ha a tradicao de que os tumulos de Isis e de Osiris se encontravam nesta ilha.

Afeas:
Seria o nome do deus romano Vulcano (deus do fogo, filho de Jupiter e June) no Egito. Afeas pode ter sido incorporado ao panteao romano, com o nome de Vulcano.

Ahi:
Vaca divinizada da mitologia egipcia.

Amenti:
Nome que os egipcios davam ao lugar no qual as almas se reuniam depois da morte, para serem julgadas por Osiris.

Ammit:
Devorador dos Mortos. Tem como simbolo um chacal sem olhos, com 3 bocas ou um animal com o "traseiro" de um hipopotamo, corpo de um leao e a cabeca de um crocodilo.

Na Mitologia Egipcia, Ammit (tambem pronunciado Ammut, e Ahemait) eh a personificacao da retribuicao divina para todos os males realizados em vida. Nao eh apenas um deus. Eh a punicao para aqueles que nao foram aceitos em Aaurun. Ammit os devora lentamente e eternamente, com uma de suas infinitas bocas. Ammit nao possui adoradores, mas sao rarissimos aqueles que nao lhe temem.


Amon:
Deus egipcio, criador e conservador de tudo o que existe. Eh marido de Mut e pai de Khonsu. Eh representado com corpo humano e fisionomia de carneiro ou vice-versa. Eventualmente, sua cabeca era encimada por um disco e duas plumas.

Anta:
Deusa egipcia representada por uma mulher, tendo na cabeca uma mitra com duas penas; traz uma clava numa das maos e, na outra, uma lanca e um escudo.

Anubis:
Anubis, cujo nome hieroglifico se traduz mais propriamente como Anpu, eh o antigo deus egipcio da morte e dos moribundos, por vezes tambem deus do Submundo. Conhecido tambem como deus do embalsamamento, o guardiao das tumbas, e juiz dos mortos. Os egipcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coracao e a pena da verdade.

A sua mae eh Isis, seu pai eh Osiris. Eh pai de Qeb-hwt, tambem conhecida como Kebechet. Em epocas mais tardias, Anubis foi combinado com o deus grego Hermes, surgindo assim Hermanubis.

Apet:
Deusa egipcia, com corpo de hipopotamo, adorada especialmente em Tebas. Simboliza a maternidade e a lactacao.

Apis:
Na Mitologia Egipcia Apis (ou Hapi-ankh) eh a personificacao da terra.

O "morto-vivo" (Osiris) encarnou num touro branco sagrado. Era o touro de Menfis. Simbolicamente representado como um touro negro com um triangulo branco na testa. Seu culto esta associado com Ptah.

Aton:
Considerado deus do Sol, Aton foi o inspirador do antigo e considerado Farao Akhenaton (segundo estudiosos, foi a primeira personalidade mundial a admitir a existencia de um Deus unico), veio a substuir o antigo deus Amon, desagradando muitos seguidores de Amon, tanto que as realizacoes de Akhenaton (que significa "filho de Aton"), foram destruidas por tais seguidores querendo apagar da Historia seu registro de epoca de paz no antigo Egito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lu, muito cultural este post heim!
Ótimo fim de semana para vc!

Anônimo disse...

Muito bom este post, cheio de informações interessantes, parabéns.

Robson

Anônimo disse...

adorei ! este post porem faltou falar da deusa isis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails