segunda-feira, março 13, 2006

Mitologia Egipcia III

Esse eh mais um de Mitologia....

Horus: Filho de Osiris e Isis, Horus tem uma infancia dificil, sua mae deve esconde-lo de Seth que cobica o trono de seu pai. Durante a batalha contra Seth, o deus associado a maldade, arrancou um dos olhos de Horus, mas Toth o curou. Depois disso o Olho de Horus tornou-se um dos mais poderosos talismas do Egito.

Apos ter triunfado sobre Seth e as forcas da desordem, ele toma posse do trono dos vivos; o farao eh sua manifestacao na terra. Ele eh representado como um homem com cabeca de falcao ou como um falcao sempre usando as duas coroas de rei do Alto e Baixo Egito. Na qualidade de deus do ceu, Horus eh o falcao cujos olhos sao o sol e a lua. Com o nome de Horus do horizonte, assume uma das forma do sol, a que clareia a terra durante o dia. Criador do universo e de todo tipo de vida, Horus era adorado em todo lugar. Ele eh o deus mais importante de todos os deuses.




O Olho de Horus



Hator: eh uma das deusas mais veneradas do Egito Antigo, eh a deusa das mulheres, dos ceus, do amor, da fertilidade e da necropole de Tebas. Ela tambem era venerada pois trazia a felicidade e era chamada de "dama da embriaguez" e muito celebrada em festas.

Eh representada como uma mulher com chifres de vaca e um disco solar sobre sua cabeca, ela tambem pode ser representada com a forma de vaca ou simplesmente com a cabeca de uma vaca.




Hapi: Fertil neter do Nilo, seu nome significa Inundacao. Ligado a Num como a agua primordial e a Osiris como deus da fertilidade, seu lar era na caverna escondida embaixo da primeira catarata do Nilo, proximo a elefantina. Ele tambem presidia o rio do mundo subterraneo. Aparece como um homem nu de cabelos longos, pele azul esverdeada e mamilos caidos. Desses mamilos fluem as duas fontes do Nilo, o Nilo Azul e o Nilo Branco.




Heh: Um dos oito deuses primordiais em Hermopolis. Juntamente com a esposa Heket, ele representa a infinidade antes da primeira criacao. Seu nome significa milhoes. Mais tarde ele tornou-se o deus da eternidade, representado como um homem sentado num lugar alto, segurando ramos chanfrados de palmeira em seus punhos. Ele usa um canico de junco sobre a cabeca e carrega o Ankh, o simbolo da longa vida.




Heket: A deusa com cabeca de ra que era o arauto da abundancia. Associada a Khnum, que do barro modela a crianca da sua alma, ajudava no trabalho de parto e no processo de transformacao. Em Hermopolis ela era um dos oito neteres primevos. Ligada a Heh, simbolizava a infinidade.





Heka: A companheira de Ra no momento da criacao, juntamente com Sia e Hu. Esses tres deuses eram essenciais em qualquer forma de magia: Sia significando o Conhecimento, e Hu significando a Sabedoria. Heka significa literalmente Magia, do encanto ou do poder da expressao criadora. Os sacerdotes de Menfis associavam esses tres deuses com a criação do mundo por meio da palavra divina de Ptah.


Hu: Um dos tres deuses (juntamente com Sia e Heka) que acompanhavam Ra em sua barca solar e participavam da criacao e da magia. Literalmente ele era a Sabedoria. Em Heliopolis dizia-se que Hu e Sia brotaram das gotas de sangue do falo de Ra. Os sacerdotes de Menfis associavam o trio com a expressao criativa de Ptah.

2 comentários:

Míriam disse...

Oi Lu!
Valeu pelo comentário no nosso blog!
Pois é, tentamos acompanhar pelo ECAS, mas lá sempre diz "In Process" e nada mais... dizem que só muda esse status depois que vc já está com o visto na mão... aí nem adianta muita coisa...
Que bom que seu processo voltou a andar! Tomara que as coisas se ajeitem logo pra você!!
Beijos,
Míriam

Anônimo disse...

Olá Lucianna
Gostei das informações sobre os Deuses egipcios.
Notei a seriedade com que vc pesquisou.Parabéns
Caso queira visite meu site sobre artes egipcias.

www.cbaptista.com.br

abraços

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails