quarta-feira, agosto 26, 2009

Ramadan - Parte II

Eu me converti ao Islam em 2005 logo depois que mudei pro Canada e esse é o meu 5˚ Ramadan, e foram comemorados em 4 países diferentes (Canada, Arabia Saudita, Egito e Bahrain), por isso quero colocar aqui a minha experiência em cada país.
Canada : Foram 3 Ramadans, lá não se dá muita atenção para o mês sagrado, nem todos sabem o que está acontecendo, alguns conhecem a cultura e tem altas conversas a respeito, mas uma coisa eu posso garantir, eles respeitam o fato de estarmos jejuando e evitam comer próximo, digo, aqueles que tem contato ou estão em contato conosco. A vida não muda, os horários de trabalho e escola continuam os mesmos, não tem ornamentação ou música de Ramadan na televisão ou rádio, é um mês como outro qualquer, para eles!
Egito : Só passei metade do Ramadan lá e posso dizer que foi o meu favorito, nada para, os restaurantes e lojas ficam abertos, os pontos turisticos funcionam a todo vapor, ninguém buzina menos (hehehehe), ta certo que a carga horária de trabalho diminui, mas também temos que entender que as pessoas tem que voltar pra casa cozinhar e comer, né?! Tem programação especial na TV e música. Lá tem ornamentação em tudo quanto é lugar, eles usam uns tecidos lindos e as lamparinas, durante a quebra do jejum não se vê uma alma viva na rua (tá certo que estou exagerando e muito) mas após a quebra do jejum as pessoas vão pra rua encontrar amigos e visitar parentes, eu não dormi um dia sequer antes das 2 da manhã. Os egipios tratam o Ramadan como deve ser, um mês de abdicação sim mas tristeza não.
Arabia Saudita : Lá é deprimente, nada abre durante dia, shopping, mercados, restaurantes, parece cidade fantasma, a carga horária de trabalho e escola também é reduzida. Tudo começa a funcionar no horário da quebra de jejum e os shopping ficam abertos até 3 da manhã. O estrangeiro, ou melhor, o não mulçumano pode comer durante o dia contanto que faça de forma privada.
Bahrain : Bem, por enquanto só foram alguns dias mas posso dizer que se não gostei do Ramadan na Arábia Saudita aqui é muito pior. Os shoppings até abrem durante o dia, das 10 até 14 e das 19 até 1, os restaurantes abrem na hora da quebra do jejum, alias preciso conta essa, « no domingo fomos jantar fora, o horário da quebra do jejum era as 18:07, entramos no restaurante exatamente as 18:00 e o gerente não queria nos deixar entrar dizendo que se o pessoal do ministério passasse ele estaria encrencado, eu reclamei dizendo que deveriamos estar comendo em 8 minutos e o Hady se estressou e disse que se alguém viesse chamar a atenção dele, o gerente, ele tomaria a responsabilidade, só para vocês entenderem, se o horário de quebrar o jejum é as 18:00 então o prato de comida TEM que estar na nossa frente as 18:00, então tudo tem que começar a ser servido antes do horário ». Voltando… Aqui o estrangeiro não pode comer durante o dia, muito se escondem dentro dos banheiros para se alimentar e hidratar.

Tanto aqui quanto na Arabia Saudita eu sinto que eles tratam o Ramadan como punição e eu não entendo o por que, ta certo que não é fácil ficar sem comida ou água durante o dia mas o corpo acostuma, a primeira semana é a mais difícil. Nós aqui em casa, ou seja, eu e o Hady, esperamos pelo Ramadan ansiosos, comemoramos a chegada do mês sagrado e passamos o mês celebrando, é um mês de sacrifício e não de punição. Outra coisa que acho muito interessante e até engraçado, mas totalmente errado, é como eles trocam os dias pelas noites, sim eles dormem a maior parte do dia, acordam quase na hora de comer e só vão dormir quando o sol nasce, oras cadê então sacrifício? A dor no estomago pela falta de comida e a garganta seca por falta de água? Eles não sentem realmente o sofrimento daquele que não tem o que comer, eles não fazem o que tem o que fazer, não são todos pois muitos trabalham, mas acontece com a grande maioria. E o que mais me deixa irada, a proíbição aos estrangeiros, ou melhor, imposição do jejum; o jejum é algo que não pode ser imposto a ninguém nem mesmo aos mulçumanos, o jejum é entre o jejuador e Deus, se você aceitou fazê-lo, faça-o de coração aberto, tenha a intenção de fazê-lo e o mais importante é que temos que aceitar que nem todo mundo é mulçumano, nem todo mundo vê a importância desse mês, em outras palavras temos que ser tolerantes e aceitar as diferenças, e que fique bem claro que o que eles fazem é totalmente ERRADO perante o Islam.

Esse ano vou poder experimentar o Ramadan no Brasil, estarei lá nas últimas duas semanas do Ramadan e nas celebrações do Eid, já temos planos pra celebrar o Eid com a família e mostrá-los um pouco da nossa religião.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá linkei seu blog no meus ok?!
Obrigado por me acompanhar,
Imagino o quanto foi e deve ser ainda dificil pra vc, perder 4 bbs, meu Deus...
Seu outro blog esta fechado, quero fazer parte dele... bjos!!!

Elis disse...

Mais uma vez aprendendo sobre o Ramadan!Que joia!E eu acho que adoraria o Egito,sabia?Eu quero ir la ver,visitar,mas o marido nao acha graca,pode?Vou ver se estando na Europa eu dou uma escapadinha ate as terras Egipcias que nem ficam tao longe assim,ne?Lu,se meu dinheiro desse,eu ia te visitar ai tb!!!

Anônimo disse...

Oi Lulu!

Esta quase chegando a hora para a tua viagem amiga!
Que bom ir matar a saudade da familia, faz um bem danado, né?

A minha chegou no Brasil ontem, estou com o coracao na mao de saudades. Eu sei que a gente mal se separou mas essas duas semanas juntos foram tao intensas que queria que eles estivessem aqui sempre.

Entao quer dizer que voces vao fazer o ramadan no Brasil também? Nossa..... esse vai valer por 5!

Te desejo tudo de bom, saudades de voces!

Micheli

Alestrela disse...

luuuuu, se tds os muculmanos do Bahrain fossem q nem vcs eu estaria feliz!!!!!
kero um ramadan no egito! hauahauhauha
bjuuu!
dia 25 tem churras! ja terao chegado???
bjuuu

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails