terça-feira, dezembro 09, 2008

Eid ul-Adha

Ontem nós mulçumanos celebramos o Eid, e pra vocês entenderem melhor aqui vai a explicação:
Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício é celebrado pelos muçulmanos de todo o planeta em memória da disposição do profeta Ibrahim (Abrãao) em sacrificar o seu filho Ismail conforme a vontade de Deus. Os muçulmanos acreditam que Ibrahim conversou com Deus em um sonho, e Deus disse para Ibrahim sacrificar aquilo que lhe era mais precioso e amado, e para o homem era seu filho, Ismail. Ibrahim então relatou ao seu filho a vontade de Deus, e este concordou com o sacrifício. Ambos partiram para Mina, cidade perto de Meca, onde Ismail morreria. Pelo caminho, Ibrahim foi tentado pelo demónio, que disse para desobedecer a Deus. Mas Ibrahim ignorou a tentação, colocou uma venda em seus olhos para não ver o que mais lhe fazia sofrer, e cortou a garganta de seu filho. Quando Ibrahim retirou a venda, reparou que Deus colocou ao lado do seu filho um carneiro, que foi morto em vez de Ismail. A carne foi dividida entre parentes e membros da comunidade.

Eid al-Adha é um dos 2 Eid celebrados pelos mulçumanos. Assim como Eid el-Fitr, Eid al-Adha começa com uma pequena oração seguido de um sermão.

Eid al-Adha cai anualmente no dia 10 do mês de Dhul Hijja (ذو الحجة) do calendário lunas Islamico. As festividades duram 3 ou mais dias, dependendo do país. Eid al-Adha marca o fim do Hajj, a peregrinação anual à Meca, feita por mulçumanos de todo mundo. Hajj acontece aproximadamente 70 dias após o fim do mês do Ramadan .

Outros Nomes:

Eid-al-Adha (Adha Eid) tem outros nomes populares no mundo, como Eid el-Kibir (o'Grande' Eid) no Morroco, Algeria, Síria, Tunísia, Egíto, Yemen and Libia; Tfaska Tamoqqart nas línguas nativas de Jerba; Tabaski ou Tobaski no Oeste da Africa; Babbar Sallah na Nigéria; Ciidwayneey na Somália, Quenia e Etiopia.

Na India e Paquistão também é chamdo de Eid-Ul-Azha , Eid-Ul-Adha , Bakra Eid , Bara Eid (literalmente "Grande Eid"). Em Kashmir, onde Kashmiri é falado, é chamado Baed Eid, e Keralites que falam Malayalam chamam Waliya Perunnal, ambos significam "Grande Eid. Em Bangladesh é chamado Id-ul-Azha ou Qurbani Id.Na Africa do Sul também é chamado Bakra Eid
Na Turquia é chamado Kurban Bayramı. Na Bosnia e Herzegovina, Albania, Kosovo e Bulgaria é chamado Kurban Bajram, as mesmas raízes que Qorban Bäyräme em Tatarstan, Qurban Bayramı em Azerbaijan e Kurban Bayram pela Russia. No Kazakhstan, é chamado de Qurban Ait. No Iran e Afghanistão é chamado "Eyd e Qorbán" por Persas e Loy Akhtar ou Kurbaneyy Akhtar por Pashto.

Pelos Curdos é chamdo Jejhni Qurban significando Festa do Sacrifício.
Na China é chamado "Corban Festival" (古尔邦节、宰牲节 em chinês) ou "Qurban Heyit" em Uyghur.

História:

4.000 anos atrás o vale de Meca era seco e inabitado. O profeta Ibrahim (Abraham) foi instruído a levar a servente de sua esposa, Hagar (Hajira) e seu filho Ismael da Palestina para a Arabia Saudita pelo comando de Deus, depois que sua primeira esposa, Sarah, começou a ficar enciumada depois de Hagar ter o seu primeiro filho.

Ele os deixou, mesmos sem querem, com algumas reserva de comida e água, quando Hagar perguntou quem o ordeou que os deixassem ali, Ibrahim respondeu :"Deus", ela disse que então Deus não os esqueceria e que ele poderia ir embora. As reservas acabaram e em alguns dias Hagar e Ismael estavam sofrendo de fome e desidratação.

Em desespero, Hagar correu para cima e para baixo entre duas colinas chamadas Safa e Marwa tentando encontrar ajuda. Finalmente ela parou ao lado de seu filho Ismael e rezou para Deus.
Ismael enfiou o seu pé na areia e isso causou o surgimento de água fresca. Hagar e Ismael foram salvos. Agora eles tinham um seguro fornecimento de água e podia trocar água por comida, com os nômades que passavam.

Depois de algum tempo o profeta Ibrahim voltou da Palestina para visitar a sua família e ficou impressionado em vê-los financeiramente bem.

Deus disse ao profeta Ibrahim para contruir um santuário dedicado a Ele. Ibrahim e Ismael construiram uma pequena estrutura de pedra – a Kaaba – no qual seria o local para que todos fortalecessem sua fé em Deus.

Com o passar dos anos Ismael tornou-se um profeta e ele dava aos nômades do deserto a mensagem de Deus.

Depois de muitos séculos, Mecca se tornou uma cidade próspera graças a uma segura fonte de água, chamada Zam Zam.

No ano de 628 o profeta Muhammad saiu de viagem com 1400 de seus seguidores. Sendo essa a primeira peregrinação do Islam e reestabeleceria as tradições religiosas do profeta Ibrahim.

Praticas e Tradições:

Homens, mulheres e crianças se vestem em suas melhores roupas para a oração de Eid (Salatu'l-`id) na mesquita. Mulçumanos que tenham condições financeiras abatem um animal (normalmente um carneiro, mas também servem camelos, vacas e cabras) como símbolo do sacrifício de Ibrahim. O sacrifício animal, chamado "udhiya" também conhecido como "qurbani", tem que seguir alguns padrões de idade e qualidade do animal ou então o animal é considerado inaceitável para o abate. Geralmente, ele tem que ter pelo menos 1 ano de idade. No momento do sacrifício o nome de Deus é recitado junto com uma oração de oferenda e a suplicação como Muhammad fez.
De acordo com o Alcorão, a carne é dividida em três partes, uma parte para os pobres, uma parte para parentes e vizinhos e a terceira parte para o próprio. A maior parte da carne tem que ser dada para os pobres, assim eles podem celebrar a ceia de Eid-al-Adha. O resto é cozido para o jantar de celebração com a família, na qual parentes e amigos são convidados. Eid al-Adha é a concreta afirmação do que uma comunidade mulçumana significa na prática. Nessa época, as pessoas visitam parentes e amigos.

In the name of God
بسم الله
And God is the greatest
والله أكبر
O God, indeed this is from you and for you
اللهم إن هذا منك ولك
O God accept from me
اللهم تقبل مني

Um comentário:

Elis disse...

Adorei saber um pouco mais sobre esse feriado.A gente rpecisa mesmo conhecer mais as coisas,abrir mais os olhos e enxergar as diferencas q existem e q so acrescentam em nossas vidas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails