Tem 4 meses que eu voltei pro crossfit e se eu contar o tempo total que pratico da apenas 6 meses, mas foram nos últimos 3 meses que eu entrei realmente no ritmo, a técnica está a cada dia melhor e consequentemente eu tenho levantado mais peso, na semana passada por exemplo eu simplesmente levantei 6x mais em back squat do que há 2 meses atrás (mesmo peso, 135lb, mas ao invés de 1 rep max fiz 6 reps) e hoje pela primeira vez fiz Clean & Jerk com 75lb, quando há 2 meses só conseguia levantar 55lb e só Clean. Também melhorei em relação a outros skills mas esses tem deixado suas marcas. Vou começar por esse ai:
- A Barriga:
A causa desse ai foi pull ups com elástico. Em crossfit nós tempo 3 tipos de pull ups: Strict pull up, Kip Pull up e Butterfly Pull up.
Eu, que ainda sou muito fraquinha, ainda não faço nenhum sem elástico (a gente prende a rubber band na barra e usa para diminuir o peso do nosso corpo), sim estou melhorando, já faço kip pull ups com o vermelho, que é o último passo antes de ser você e a barra, e strict pull ups com o azul (acabei de me graduar), que é o intermediário.
O que acontece é que durante o movimento de pull up o elástico esfrega contra a minha pele causando isso aqui...
Pele queimada pelo elástico |
Clavícula:
A gente também faz muitos exercícios onde a barra tem que estar apoiada ou ser lançada na altura da clavícula (Cleans e Front Squat por exemplo). A barra não deve ser recebia (Cleans) ou apoiada (Front Squat) sobre a clavícula, e sim no ombros, mas as vezes a gente erra, né? E acaba com uma marquinha roxa bem na parte pontuda da clavícula, todo mundo tem, o Hady tem, nosso trainer tem, acaba sendo inevitável.
Essas fotos não estão muito boas, tentei dar um jeito nelas mas isso foi o melhor que consegui.
Esse roxinho não dói, nem quando a barra acerta a clavícula ou quando esta apoiada durante o exercício.
- Os braços, as perna e o traseiro:
Isso aqui é consequência de Double Unders, ou DUs
Braço marcado pela corda |
O que acontece é que a corda que usamos é a chamada speed rope, a mesma que os boxeadores usam. Ela é mais fina que as comuns e é tipo um cabinho de aço encapado. Quando eu erro (ou todo mundo) acabo me chicoteando, literalmente, e quem mais sofre são meus braços, mas as pernas e a bunda também são vítimas certas. Essa porcaria doi pra caramba, arde e quando você pensa que não pode piorar vem outra chicotada....
As marcas desaparecem rápido, geralmente no final do meu work out já não tem nada, mas essa dai ficou uns dois dias.
- As mãos:
Elas são as minhas maiores vitimas.
Não tem como não machucar e não tem o que fazer, é engolir a a dor e continuar.
Por causa das barras a mão acaba ficando cheia de calos e com o atrito da barra + mais o peso esses calos acabam arrebentando.
Ai eu escudo: Coloca luva.
Não dá mesmo, lembra do video ali em cima de pull ups?
Então, a mão precisa deslizar nas barras (em vários exercícios) e a luva não permite que isso aconteça.
Eu normalmente arrebento minhas mãos em pull ups, deadlift, cleans e kettle bell swing, mas uma vez aberta qualquer outra coisa pode piorar a situação :)
Aberta 2 vezes em 1 semana (a segunda é presente da Fran) |
A mesma mão aberta pela terceira vez em 1 semana |
O dedo mínimo cicatrizando. O anelar abriu pela primeira vez no sábado depois de 70 pull ups e 80 KB swings e o médio abriu hoje depois de 30 strict pull ups e 30 Clean & Jerk |
A mão esquerda começando a dar sinal de que vai pelo mesmo caminho que a direita |
Eu não faço os exercícios sem proteger as mãos, mas eu tenho malhado 5 vezes por semana e não dá tempo de cicatrizar. Isso doi demais, nem tanto durante o exercício, mas sim depois que acaba, principalmente quando abre pela primeira vez (como é o caso do anelar da mão direita), mas eu tenho que admitir que meus calos são o meu orgulho de um trabalho bem feito! :)