Páginas

quarta-feira, maio 21, 2008

Novo blog

Olá a todos,
Estou passando só para deixar o link do blog que meu marido criou. Pensando nas dificuldades do exame de PMP ele resolveu criar esse blog pra dar dicas e tirar dúvidas sobre a prova. O blog acabou de sair do forno, está quentinho (hehehehe). Esse é o link http://pmpforfree.blogspot.com/. Visitem o blog e digam o que vocês acharam, e aproveitem e cliquem nos adds do blog pra dar uma ajudinha... O blog estará aqui na minha lista de blogs.
E só para não passar em branco, hoje celebro 3 anos de Canada, ou melhor 3 anos fora do Brasil, já que desses 3 anos, 9 meses foram passados na Arábia Maldita, ops, Arábia Saudita....
Depois volto pra contar sobre a mudança pra Toronto.
Abraços

terça-feira, maio 06, 2008

Toefl e Toronto

Olá pessoal,

Acho que vocês perceberam pelo post anterior que estamos de mudança (outra vez!). É, o Hady recebeu uma proposta de contrato muito boa em Toronto e nós resolvemos que tinhamos que aceitar, então estamos nos mudando semana que vem.

No sábado passado fomos até Toronto para ver uns apês e encontramos um muito bom (menor que o nosso) e numa área muito bem localizada (Yonge e Eglinton), temos passagem subterranea para o metro e para o mall. Agora estamos na correria para preparar a mudança, já contratamos um serviço de mudança e já estamos encaixotanto nossas coisas, ainda tem tanta coisa pra fazer, mas temos bastante tempo pra resolver tudo.

Agora é a vez o Toefl. Fiz o exame há duas semanas atrás, e o que achei? A prova em si não é difícil e sim cansativa. Foram 4 horas de prova e somente 10 minutos de break. A prova começa com o listening e como eu já falei não é difícil, basta se concentrar bem, o tempo oferecido para responder as perguntar do listening é o suficiente. Depois passa pro reading e honestamente é ai que o bicho pega, os textos não são complicados de se analizar e se seguirmos as dicas do livro fica fácil, porém o tempo ofercido pra responder as perguntas de cada texto é muito curto, basicamente 1 - 2minutos por pergunta, e é nessa parte da prova que dá pra cansar, assim que acaba o reading se faz uma pausa de 10 minutos. Depois do break começa a parte de conversação, também bem simples, são 6 perguntas onde básicamente é falado sobre um assunto e depois devemos ou dar nossa opinião ou explicar o que o texto estava se referindo, essa parte é muito fácil, porém neste momento a cabeça já não esta mais funcionando e 15 segundos para elaborar uma resposta e 60 segundos para responder a pergunta é crueldade... Depois passa pro writing, são duas perguntas, ou seja, duas redações; uma você disserta sobre um determinado assunto e na outra e pedido a sua opinião sobre um determinado texto ou trecho, eles dão a dica de quantas palavras devem ser usadas para que o texto tenha uma boa analise, eu até passei da quantidade de palavras, demorei um pouco pra começar a desenvolver as idéias mas consegui escrever as redações sem problema, o tempo que eles dão para a redação é mais do que o suficiente, consegui escrever, reler e corrigir erros ortograficos e gramaticas.

Como eu disse a prova não é nenhum bicho de sete cabeças, porém é muito cansativa e o tempo tem que ser muito bem controlado para que se possa responder todas as perguntas. Sugiro que se leve um lanchinho para a hora do break, pois eu não levei e ai é que o cérebro não queria funcionar mesmo.

Agora eu estou esperando pelo resultado que deve sair por esses dias, espero ter alcançado os pontos necessários. Depois eu conto...

Abraços